Galeria

EDIFICANDO VIDAS – Josué 1:1-8,13,16,17 – Esforça-Te No Senhor – Autor: Pr.  Valtair  Freitas- 24 de julho de 2021

2011 - Pr. Davidson - Culto na ILTJ em 30out11

TEMA: ESFORÇA-TE NO SENHOR – 24JUL21.

 TEXTO: Josué 01.1-8,13,16,17

1.“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés:

2. Moisés, meu servo, é morto. Levanta-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.

4. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

5. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.

6.Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7.Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 

8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

13. Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.

16. Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos.

17. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti; tão-somente seja o Senhor teu Deus contigo, como foi com Moisés”.

Introdução:

Após a morte de Moisés, o novo líder do povo de Israel passou a ser Josué, filho de Num. Deus lhe atribuiu a responsabilidade de dirigir o povo na conquista de Canaã. Agora dependia de Josué induzir o povo a crer na promessa que Deus havia feito a Moisés. A promessa e a presença de Deus lhes dariam o poder e ânimo necessários para vencer a batalha. A obediência a Deus e à sua Palavra lhes garantiria o êxito.

Para conquistar a terra e introduzir o povo nessa terra, Josué precisava  de três passos importantes:

I – Crer na promessa de Deus  (Js 1.1-5)

a) Levanta-te agora, passa…v.2

Logo após a morte de Moisés Deus disse a Josué que havia chegado o momento de pôr em execução o plano divino. Josué passaria a exercer um papel ativo na liderança.

Não era intenção de Deus que o povo adiasse mais a conquista da Terra Prometida. Assim, a primeira ordem de Deus a Josué foi: “levanta-te agora, passa este Jordão”. Termina o tempo de espera; chegara o tempo de transformar um sonho em realidade.

Para dissipar qualquer dúvida que Josué pudesse ter, Deus reiterou a promessa que havia feito a Moisés. Deus estaria com Josué da mesma forma como estivera com Moisés. Esta promessa daria ao novo líder a confiança de que precisaria para dirigir na batalha da conquista da terra Prometida.

b) Promessas seguras

Deus continuou animando a Josué a que executasse seu plano e lhe fez outras promessas para garantir o êxito. O Senhor procurava dissipar os temores de Josué diante dos grandes desafios que o defrontavam.

Quando Deus faz uma promessa, Ele a faz com base em uma soberania. Podemos confiar nas promessas de Deus. Aquilo que cremos a respeito de Deus e de sua soberania, pode significar o êxito ou a derrota. Se crermos em Deus e em seu poder infinito, teremos condições para obedecer e vencer. Se duvidarmos de Deus, nos apartaremos de seu plano e propósito para a nossa vida. Deus promete dar forças renovadas e fé vivificada a quantos creem em suas promessas e procuram executar seu plano.

II – Ser muito Corajoso

a) Fé suficiente para confiar em Deus  (Js 1.6-9)

Josué teria sentido medo diante da perspectiva de dirigir o povo à Terra Prometida. Nestes versículos, Deus lhe disse três vezes que se esforçasse e fosse corajoso. A promessa de Deus quanto ao êxito deveria encontrar-se em sua palavra. Aqui estaria  uma promessa de fé, poder e êxito.

A valentia de Josué deveu-se a que ele cria em Deus. Sua fé o levou à vitória. Havia demonstrado que seu único desejo era seguir a Deus  e fazer exatamente o que Ele lhe ordenara.

O medo pode ser o nosso maior inimigo porque nos leva a reagir segundo o que vemos, ouvimos e sentimos, em vez de segundo o que a Palavra de deus nos ensina. Quando Josué e os outros onze israelitas foram reconhecer a terra, ter-lhe-ia sido mais fácil fixar a atenção nos gigantes em vez de nas promessas de Deus. Josué e Calebe, porém, decidiram crer na fidelidade de Deus.

b) O caminho do êxito

Para poder alcançar êxito, Josué (e o povo de Israel) precisava ser obediente a Deus. Para ser obediente que conhecer os mandamentos. Foi por isso que Deus insistiu para que houvesse o conhecimento de sua lei. Isso significava que Deus prometia abençoar a Josué e ao povo se todos meditassem em sua Palavra, e a guardassem no coração.

Nos vers. 8 e 9 há uma mensagem para todos nós: Deus abençoará e fortalecerá todos quantos se dedicarem a obedecer sua Palavra. Assim como Deus prometeu a Josué que não o deixaria, nem o desampararia, assim também Ele promete cuidar de nós; e sua Palavra jamais falha.

III – Obedecer aos Mandamentos  (Js 1. 10-18)

a) Tomando posse da terra

O povo de Israel havia chegado a um ponto crucial no plano de Deus. Era tempo de atravessar o rio Jordão e entrar na terra Prometida.

A desobediência de Israel havia custado muitas vidas. Nossa desobediência também pode custar um preço elevado demais. A desobediência a Deus e à sua palavra traz decadência espiritual à nossa vida. Todavia, nossa obediência traz as bênçãos de Deus para nós.

b) Obediência e fidelidade

Enquanto os hebreus se preparavam para lutar contra os habitantes da nova terra, Josué reuniu todas as tribos num grande exército. Anteriormente Deus havia dado às tribos de Rúbem e Gade, e à meia tribo de Manassés, o direito de estabelecer-se a leste do Jordão; mas junto com essa concessão impusera uma condição. Seus homens deveriam partir com o resto do exército e pelejar até conquistar toda Canaã. Depois disso poderiam regressar a suas famílias e à sua terra, do outro lado do Jordão (Dt 3.12-20).

Agora, as duas tribos e meia concordam em acompanhar as demais, em obediência ao mandamento de Deus (Js 1.17).

Note que o vers. 16 diz que estes israelitas faziam tudo que se lhes ordenassem. Se não obedecessem às palavras de Deus, sua herança e até a vitória estariam correndo perigo. Sem titubear, prometeram fazer o que o Senhor lhes ordenara.

Todos os crentes enfrentam às vezes tempos de incerteza e de medo. Nós, à semelhança de Josué, podemos encontrar ajuda e força em Deus. Quando você sentir medo, ou estiver preocupado a respeito do que o futuro poderá trazer-lhe, ou se você vier a sentir-se fraco demais fazer a vontade de Deus, lembre-se de que Deus jamais se esquece de suas promessas. O Senhor cuidará de nossas debilidades, e as converterá nos pontos mais fortes, desde que caminhemos obedientemente ao seu lado.

Pr.  Valtair  Freitas, AUTOR

Que Deus nos abençoe, poderosamente.

Pr. Davidson Freitas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.