Galeria

EDIFICANDO VIDAS – Mateus 16:24-28 – Escolha O Caminho Da Cruz – 19 de junho de 2021

2011 - Pr. Davidson - Culto na ILTJ em 30out11

TEMA: ESCOLHA O CAMINHO DA CRUZ – 19JUN21. 

TEXTO: MATEUS – 16: 24- 28

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si  mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.

25 Pois, quem quiser salvar a sua vida,  perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

26 Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca de sua vida?

27 Porque o Filho do homem há de vir na glória do Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.

28 Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

INTRODUÇÃO

Uma igreja contratou uma empresa de marketing para avaliar o que seria necessário fazer para aumentar o público que a frequentava. Entre muitas sugestões dadas pelos consultores de marketing, houve uma que se destacou: eles sugeriram que a igreja retirasse a cruz da parede, dos impressos, das pregações; por entenderem que a cruz espantava os “clientes” da igreja.

Estamos vivendo numa época de um evangelho sem cruz. E um evangelho sem cruz não é evangelho. Na nossa vida também encontramos momentos em que precisamos tomar decisões. As saídas para os problemas da vida devem levar em consideração o exemplo de Cristo: são os caminhos “com a cruz”.

Num mundo em que a saída mais fácil é sempre aquela escolhida pelos homens, somos confrontados com uma outra mensagem: “escolha o caminho da cruz”. É isso que Deus quer de nós. O mundo nos convida a viver um evangelho sem cruz, um cristianismo vazio de valores e compromisso. Igrejas “vendem” um evangelho “light”, que pouco ou nada tem a ver com o que o Senhor Jesus ensinou e mostrou com seu exemplo.

DESENVOLVIMENTO

VERDADES SOBRE O CAMINHO DA CRUZ 

Mas o que significa escolher o caminho da cruz no nosso viver diário? Quando lemos o texto citado descobrimos uma primeira verdade:

1. Escolher o Caminho da Cruz Significa Escolher os Valores de Cristo

Aqueles que escolhem outro caminho que não o da cruz é como alguém que escolhe quebrar os sinais vermelhos e amarelos dos “semáforos da vida” e ficar só com os sinais verdes. Jesus escolheu a cruz por nós por causa dos seus valores. Se quisermos cumprir o que Cristo disse a respeito de “tomar cada um a sua cruz e segui-lo” vamos ter que tomar para nós os valores de Cristo também. Valorizar a comunhão com o Pai, a verdade, o exemplo de Cristo nos comportamentos em casa, no trabalho e entre aos amigos. Muitas vezes iremos ter que escolher o caminho da cruz, o mais difícil, mas que será o caminho aprovado por Deus.

2. Escolher o Caminho da Cruz Significa Amar Com o Amor de Cristo

O caminho da cruz de Cristo imita o amor de Cristo. Um amor sacrificial que coloca o próximo como alvo do nosso perdão e cuidado. Não prioriza o nosso eu, mas o amor aos nossos semelhantes. É inexplicável o que o Senhor Jesus fez por nós na cruz, mas foi amor. Não é possível ser seguidor de Jesus sem imitar o seu amor. Retire a cruz da história de Cristo e nós não teríamos razão para estar aqui. Retire a cruz da história de Cristo e seríamos dignos de pena. Felizes somos nós porque a cruz está lá, e o amor de Cristo por nós foi derramado nela.

Finalmente, percebemos que:

3. Escolher o Caminho da Cruz Significa Escolher Imitar o Compromisso de Cristo

Num mundo em que o compromisso é com o próprio bem-estar e o sucesso pessoal, a mensagem de Jesus nos convida a ter um compromisso de vida com Deus. É como um alpinista daqueles que escalam sem equipamentos de segurança. Depois que ele está pendurado numa rocha e suas mãos enroscadas em frestas ele não pode simplesmente desistir. Ele tem um compromisso com a própria vida. Se desistir é morte certa. O Senhor Jesus nos deixou seu exemplo de compromisso conosco. Ele escolheu o caminho da cruz e o trilhou até o fim, por mim e por você. Se alguém quiser saber o que significa “tomar a cruz” para seguir ao Senhor Jesus, deverá entender que o Senhor exige compromisso. A fidelidade a esse compromisso significa “vida, e vida em abundância”.

Que a sua oração hoje, ao escolher o caminho da cruz seja:

“Senhor, que hoje eu escolha o caminho da cruz. O caminho de uma vida dentro dos teus valores. Uma vida que imite o amor que o Teu Filho Jesus mostrou por mim. Que eu escolha ter o compromisso com Senhor que me fará ter uma vida transformada por Ti. Em nome do Senhor Jesus que escolheu a cruz pra me salvar, eu oro. Amém!”

Que Deus nos abençoe, poderosamente.

Pr. Davidson Freitas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.