Galeria

ESTUDO BÍBLICO SEMANAL – Gênesis 26 – Da Escassez Para A Prosperidade – 24 de julho de 2021

TEMA: DA ESCASSEZ PARA A PROSPERIDADE – 24JUL21.

Na terra de escassez baixo um sol escaldante porque Deus enviou água para Isaque?

Leia Na Sua Bíblia

Gênesis 26.

Um Verso Para Decorar 

Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender,
perdoa-lhe. Lucas 17.3

Depois Falar Sobre Isto 

O que Jesus quis dizer com “É mais abençoado, dar que receber.”

Algo Para Ser Feito Antes Da Próxima Vez 

Examina teu coração e teu passado, e com a ajuda de Deus descobre teus inimigos.

Na luz desta lição e tendo em conta a necessidade de benções e prosperidade em Deus o que deve ser feito com a tua ajuda? Faça isto, por carta ou pessoalmente.

Trabalho Escrito Para Qualificação Do Diploma 

Escreve numa página sobre algum Isaque moderno que conheças
pessoalmente ou por leitura. Alguém que destinou a sua vida de
abnegação para abençoar os menos afortunados.

Meditar Sobre Este Versículo

Mateus 5, 43-48

Um Minuto Para Mudar O Mundo

Oremos por Síria – 15,000,000 Árabes

Cristãos desde Antioquia, 90% Muçulmanos, 0.1% evangélicos

Não deixe de passar esta lição para outros. Não esqueça de orar e prepare bem, somando suas próprias experiências para dar a isto um pouco de vida.

Vamos dar uma olhada para a história de um dos grandes homens do Velho Testamento. Seu nome é Isaque e a sua história esta em Gênesis 26, 1-33. Veremos como Isaque sobreviveu de uma situação de seca, fome e ruína econômica até uma situação onde não somente teve para ele senão que em abundancia e pode abençoar a toda a cidade.

É Mais Abençoado Dar Do Que Receber.

A  prosperidade bíblica nada tem a ver com você ficar rico, senão te passa a ideia de teres o suficiente e teres mais um pouco para repartir com outros com o propósito de avançar no evangelho e ajudar aos mais necessitados. Esse é o objetivo de Paulo em 2 Cor. 9:8 e nos cap. 8 e 9 explica bem este assunto. Jesus disse eu não vim para ser servido e sim para servir e dar a sua vida pelos outros. E diz, “É mais abençoado dardo que receber.” Marcos 10.45, Atos 20.35.

Aqui Tens Alguns Dos Isaques Modernos –

George Muller – teve o suficiente para ele e para milhares de órfãos.
Dr. Dowie construiu uma cidade que a chamou de Zion foi seu lar e o de milhares mais.

William Booth usou a sua fé em ajuda de milhares de pobres britânicos no século 19.

Miguel Diez da Espanha que ajuda e alimenta milhares de moradores de rua e crianças da Espanha e de outros 45 países.

Escassez Na Terra

Gênesis 26.1 diz que existia escassez na terra. A escassez vêm da seca e traz fome, doenças e desassossego cível. Muitos países em desenvolvimento ainda tem escassez regularmente. Isaque quis deixar o Egito e o Senhor falou com ele. Como Isaque sobreviveu á escassez ?

Isaque Ouviu As Palavras Do Senhor.

Primeiro obedeceu e pós fé na palavra de Deus. Ao invés de comer ás sementes que lhe sobraram, as semeou em terra firme. Por tê-lo obedecido Deus fez uma coisa improvável num lugar improvável, no ano seguinte Isaque colheu cem vezes mais e então começou a prosperar. Tristemente, não todo mundo regozija-se quando você é abençoado. Os Filisteus invejaram a prosperidade Religiosa e despejaram terra e pedras nos poços de Isaque. O Rei pediu para ele sair . Gênesis 26.6; 12-16.

Isaac Recusou Ser Derrotado Por Seus Fracassos Pessoais.

Até os grandes homens de Deus tem seus fracassos. No caso de Isaque, acabou cometendo o mesmo erro do seu pai Abrão. Isaque tinha medo dos Filisteus e mentiu para sua esposa. Deus  fez com que o inimigo lhe pegasse e sentiu vergonha pelo seu grande pecado. Gênesis 26, 7-11.

Nós sabemos muito bem que ele se arrependeu, porque um homem que aprecia o pecado não será ouvido por Deus. Ele recusou a ser derrotado pelos seus fracassos e debilidades, porque se você pára, jamais alcançará sua  terra prometida. Salmos 66.18; 1 João 1,8-9; Provérbios 24.16, Miquéias 7,7-9.

Isaque Reabriu Os Poços De Abrão.

Os poços tinham sido obstruídos pelos Filisteus vingativos depois da morte de Abrão. Abraão tinha aberto os poços com muito trabalho e suor. Gênesis 26.18.

Quem São Os Filisteus Hoje ?

Espiritualmente, são os poderes da escuridão.

Quais Poços São Os De Abrão Hoje ?

Pela Fé, anos idos, nossos antepassados cavaram também poços espirituais com trabalho duro, labuta e suor a fim de estabelecer a Igreja. Através da nossa negligência e descuido, os poderes da escuridão os encheram. Alguns poços de fé de Abrão devem ser reabertos em nosso dia a dia –

Poços de acreditar em Deus, Gen. 15, 4-6.

Poços da intercessão, Gen. 18, 20-33.

Poços de sacrifício, Gen. 22, 1-14.

Poços da salvação , Gen. 14,14-16.

Isaque Perseverou Contra A Oposição.

Existiam disputas e hostilidades sobre as propriedades da água em  Eseque, disputas em Sitna, Gênesis 26,19-22. Se Isaque houvesse ficado ali para discutir os direitos, ainda estaria li hoje, porém Isaque segui em frente sem brigar com ninguém, preferindo confiar em Deus. Finalmente , em Rehobot Isaque escavou um poço e ninguém se opôs. Ele encorajou-se e profetiza, “Agora o Senhor têm-nos prosperado e frutificaremos nesta terra.” Essa mesma noite o Senhor lhe apareceu e lhe confirmou a profecia. Gen. 26,22-24.

Mais Um Passo Para Lançar A Benção.

Lembra -se como os Filisteus trataram Isaque? Pois agora recebeu a visita do Rei, seu conselheiro e seu chefe militar. E agora não vieram em tom ameaçador como antes para Isaque, pediram desculpas pelo se comportamento anterior. Nesse tempo quiseram um tratado de paz. Gênesis 26, 26-30. Como você trataria às pessoas que te causaram tanto dano?

Isaque Tratou Bem Aos Seus Inimigos

Isaque mostrou o espírito de Cristo o qual viria milhares de anos mais tarde. Isaque preferiu trata-lhes bem, preparou uma refeição de amizade e fizeram um tratado de paz. Não existia nenhuma vingança ou palavras ásperas. Gênesis 26, 3-31. Mateus 5, 43-48, 6.14, Lucas 17, 3-5. Ame seu inimigo ou ele sempre será seu inimigo. O amor pode conquistar.

Os Servos de Isaque Acham Água.

Não existe nenhuma coincidência com Deus! O mesmo dia o qual Isaque perdoou seus inimigos, lançou-se a abundância de Deus. Eles acharam água suficiente nos seta poços, suficiente para suas colheitas e animais, e mais que suficiente para abençoar uma cidade com muitas pessoas. Eles a chamaram de Berseba. Lhe chamaram de  Berseba, que significa sete poços. Isaque recebeu as benções para sí e para os outros por ter ouvido a palavra de Deus; por trabalhar duro; por superar seus fracassos e hostilidades, e por tratar bem aos seus inimigos. A água deve ter sido muito doce !

Deus nos abençoe e nos dê Paz! 

Pr. Davidson Freitas

Uma resposta para “ESTUDO BÍBLICO SEMANAL – Gênesis 26 – Da Escassez Para A Prosperidade – 24 de julho de 2021

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.