Galeria

MENSAGEM BÍBLICA SEMANAL – Honrando E Sendo Honrado – 20 de julho de 2013

TEMA: HONRANDO E SENDO HONRADO – 20JUL13. 

TEXTO: EFÉSIOS 4:11-12

11 E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,

12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

INTRODUÇÃO:

a)     Os santos precisam de homens sábios para guiá-los (“presbítero” refere-se a essa pessoa madura);

b)    Precisam de homens justos que os influencie (“imitai a fé que tiveram“);

c)     Precisam de homens prestativos que cuidem de suas almas (“pastor” e “supervisor” sugerem isso).

d)    O retrato que o Novo Testamento apresenta desses homens e o trabalho deles dizem respeito a homens que cuidam tanto da alma dos santos, que desejam a oportunidade de ajudar outras pessoas a crescer espiritualmente.

e)     Deus quer homens, sim, os santos precisam de homens dispostos a dar a energia, o tempo, o amor e as lágrimas; homens que estejam dispostos dia e noite, em público e de casa em casa; homens que não reterão nada que seja proveitoso, mas declararão todo o conselho de Deus.

DESENVOLVIMENTO

1.     QUEM SÃO OS ESCOLHIDOS PARA PASTOREAR

a)     Os pastores são dons de Cristo para apascentar o rebanho dele.  Eles são homens no “rebanho de Deus que há entre” nós que atingiram um caráter espiritual maduro (que chamamos qualificações), a fim de “governar” (liderar, estar à frente, persuadir –

b)    Hb. 13:7, 17 – 7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.  17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

c)     Sendo homens de qualidade no caráter, servem de exemplo para o rebanho1 Ped. 5:3 – 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

d)    Sendo capazes de ensinar, podem persuadir e convencer pela sabedoria de Deus. Tito 1:9 – 9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

e)     Atos 20: 28  – Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

2.     A RESPONSABILIDADE DO PASTOR 

Se um homem não ama a alma dos santos, que não se intrometa no papel do presbítero; não passará de um mercenário e corromperá o sistema de Deus.

a)     Ez. 34:2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?

b)    I Ped. 5: 2 Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.

c)     I Ped. 5: 1-3 – 1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

d)    II Tim. 2: 15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

3.     DEVEMOS OBEDECER E HONRAR OS PASTORES

a)     Hb. 13:17 – Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

b)    I Ts. 5:12-1312 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.

c)     I Tim. 5:17-20 – 17 Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão. 18 Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Não amarre a boca do boi quando ele estiver pisando o trigo.” E dizem ainda: “O trabalhador merece o seu salário.” 19 Não aceite nenhuma acusação contra qualquer presbítero, a não ser que ela seja feita por duas testemunhas, pelo menos. 20 Repreenda publicamente os presbíteros que cometem pecados, para que os outros fiquem com medo.

CONCLUSÃO

a)     A obra da redenção não termina até que todos não mais sejam “meninos, agitados de um lado para outro“, por qualquer “vento de doutrina” ou “artimanha” – Ef. 4:14 – para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

b)    Se verdadeiramente você não tem honrado o pastor de sua igreja, o “Anjo da Igreja”, através de sua participação efetiva aos cultos, dedicação e devoção à obra de Deus, bem como cumprido seus compromissos financeiros, sendo fiel nos dízimos e ofertas, como você quer saúde, paz, harmonia no lar e prosperidade em sua vida financeira?

c)     Para que Deus também o honre em suas promessas, há necessidade que você, também, faça a sua parte. Mal. 3:10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. Prov. 11:24-2524 Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda. 25 A alma generosa engordará, e o que regar também será regado.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Davidson Freitas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.