Galeria

REFLEXÃO – Livre-arbítrio – 26 de maio de 2012

LIVRE-ARBÍTRIO

Conceituando:

Livre-arbítrio (ou livre-alvedrio) é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações.

A expressão costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso indicam que a realização de uma ação por um agente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso indicam a percepção que o agente tem que sua ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de “experiência da liberdade”.

A existência do livre-arbítrio tem sido uma questão central na história da filosofia e na história da ciência. O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não imponha seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo.

Edificando:

Na vida somos livres para escolher os nossos caminhos. Estreitos ou largos eles estão aí à nossa livre escolha, ou melhor dizendo, ao nosso livre-arbítrio.

Se formos analisar bem isto não é novidade, pois bem antes da criação do mundo,  Deus conheceu a escolha de satanás e seus anjos que , após rebelarem-se do direcionamento estabelecido  pelo Pai, foram expulsos da convivência hamoniosa com o Nosso Criador.

Inveja, ciúme ou qualquer coisa que se queira dar como  nome/origem, o certo é que, a queda de satanás se deu pelo livre-arbítrio dele em seguir ou não às determinações de Deus.

Muitas pessoas dizem que todas as religiões levam a Deus. Elas estão ABSOLUTAMENTE CORRETAS, pois levam a Deus quando do JUÍZO FINAL, quando todos seremos julgados por Deus.

Em nossa vida não é diferente! Existem vários caminhos a seguir: com Deus ou sem Ele. A escolha errada vai nos levar a um caminho sem volta, por isso é importante conhecer algumas orientações bíblicas que poderão esclarecer algumas dúvidas.

São elas:

PRINCIPAIS CAPÍTULOS E VERSÍCULOS DA BÍBLIA QUE  REPROVAM A PRÁTICA DO ESPIRITISMO E OUTRAS RELIGIÕES AFINS

VELHO TESTAMENTO

  • Gênesis 3:19 – No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
  • Levítico 19:31 – Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
  • Levítico 20:6 – Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.
  • Levítico 20:27 – Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
  • Deuteronômio 7:25-26 – 25 As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus. 26 – Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é.
  • Deuteronômio 18:101110 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro. 11Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos.
  • 1 Samuel 2:6 – O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descerá sepultura e faz tornar a subir dela.
  • 1 Samuel 28:3 – E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.
  • 1 Samuel 28:15 – Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, pará que me faças saber o que hei de fazer.
  • 1 Crônicas 10:13 – Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
  • Eclesiastes 9:5 – Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
  • Eclesiastes 9:10 – Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
  • Eclesiastes 3:19-2219 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. 20Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. 21 – Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra. 22 – Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?
  • lsaías 8:19 – Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
  • Isaías 26:14Mortos não tornarão a viver, sombras não ressuscitam; por isso, os castigaste, e destruíste, e lhes fizeste perecer toda a memória.
  • lsaías 44:25 – Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles;
  • Isaías 45:20 – Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
  • Jeremias 7:18 – Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem á ira.
  • Ezequiel 13:2 – Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR.
  • Ezequiel 18:19 – 20 –  19 Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniquidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. 20 – A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

 NOVO TESTAMENTO

  •  Mateus 25:34 – Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
  • Mateus 25:41 – Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
  • Mateus 25:46 – E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
  • Lucas 16:19-3019 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 20 – Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 21 – E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 22 – E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 – E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 – E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 – Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26 – E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 – E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 – Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 – Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 – E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
  • João 8:23 – E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
  • João 9:131 E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 – E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3 – Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
  • I Corintios 6:9-109 Não sabeis que os injustos não, hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, 10 – nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os
    maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
  • I Corintios 8:5-6 – 5 Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), 6 Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
  • I Corintios 10:14 – Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
  • I Corintios 10:20 – Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
  • II Corintios 4:4 – Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
  • I Timóteo 4:1 – Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
  • Hebreus 9:27-28 – 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, 28 – Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
  • II João 1:7 – Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
  • Apocalipse 9:20 – Os outros homens, aqueles que não foram mortos por esses flagelos, não se arrependeram das obras das suas mãos, deixando de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar;
  • Apocalipse 21.8 – Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros,  e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Comentários: Fui, durante 47 anos, espírita praticante do kardecismo, do umbandismo e do candomblé. Quando uma crente em Cristo Jesus me mostrou, na Bíblia Sagrada, os capítulos e versículos retro apresentados, descobri que estava pecando contra Deus ao infringir as Suas Leis. Em 18 de maio de 1997,  aceitei a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de minha vida e fui SALVO e PERDOADO das minhas transgressões. Amém

VOCÊ QUE AINDA É ESPÍRITA OU PRATICA RELIGIÕES AFINS, LEIA OS VERSÍCULOS ACIMA E REFLITA SOBRE A SUA VIDA.

Que Deus o abençoe.

Pr. Davidson Freitas, AUTOR

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.